logo

MATO GROSSO

Garimpeiro morre após ser baleado em confronto com a polícia no Sararé em Pontes e Lacerda

Uma equipe do Corpo de Bombeiros socorreu a vítima, que morreu após chegar ao hospital


Por *Jardes Johnson, g1 MT

img

Foto: PF

Um garimpeiro, que não teve a identidade divulgada, morreu após ser baleado durante um confronto em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, nesta sexta-feira (1º). Uma equipe do Corpo de Bombeiros socorreu a vítima, que morreu após chegar ao hospital.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a equipe, junto com a Polícia Civil, realizava uma abordagem a carros utilizados no garimpo ilegal, em uma estrada dentro da Terra Indígena, quando os agentes foram atacados pelos garimpeiros.

 

Durante a ação, uma caminhonete avançou em direção à equipe e aos policiais, que reagiram. Nesse momento, um dos ocupantes do veículo foi atingido por um dos disparos.

 

O Ibama acionou o Corpo de Bombeiros que foi até o local para prestar socorro à vítima. De acordo com os bombeiros, o garimpeiro teve uma parada cardiorrespiratória e foi transportado em helicóptero do Ibama até um local próximo ao hospital do município.

 

Durante o transporte até o hospital, foram realizadas manobras contínuas de reanimação, porém sem sucesso. Pouco depois da chegada na unidade hospitalar, o garimpeiro teve a morte confirmada pela equipe médica.

 

Ainda segundo os bombeiros, a vítima não portava documentos de identificação.

>>> Clique AQUI para participar do grupo do Popular Online no WhatsApp.

TI com maiores ocorrências de garimpo no Brasil

Nos últimos anos, a Terra Indígena Sararé tem sido alvo de uma intensificação das atividades garimpeiras, que ameaçam não apenas a integridade do meio ambiente, mas também a saúde e os modos de vida das comunidades indígenas locais.

 

Com uma área de 67 mil hectares e habitada por grupos indígenas da etnia Nambiquara, a TI Sararé está entre as mais afetadas pelo garimpo ilegal no Brasil, segundo o Ibama. Estima-se que aproximadamente 2 mil hectares tenham sido devastados pela exploração ilegal de ouro, impulsionada por organizações criminosas armadas que atuam na região.

 

Desde 2023, o Ibama vem intensificando as ações de repressão à atividade ilegal. Mais de 300 escavadeiras utilizadas no garimpo foram apreendidas e destruídas, além de motores e outros equipamentos.

*Fonte: Jardes Johnson, g1 MT

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Popular Online (@jpopularonline)


UNIDADES PENAIS

Governador Mauro Mendes assina decreto que regulamenta "mercadinhos" nos presídios de MT

Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (7)


IRREGULARIDADES

TCE vê superfaturamento e mantém suspenso pregão de R$ 109 mi de consórcio de municípios

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) manteve suspenso o Pregão Presencial 1/2024, realizado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Complexo Nascentes do Pantanal, para contratação de serviços operacionais, administrativos e de apoio. A licitação tinha valor estimado de R$ 109 milhões. O Consórcio tem como integrantes os seguintes municípios: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D'Oeste,...


CANDIDATA LARANJA

TRE-MT cassa mandatos de vereadores do MDB por fraude à cota de gênero em Reserva do Cabaçal

Perderam o mandato os vereadores Evanildo Venancio Ferreira, o Nildão, e Marcos Pereira Alecrim.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.